03/02/2015

Resenha: A Saga Divergente - Insurgente

Olá pessoal!

Hoje irei fazer minha primeira resenha sobre livros no blog. Como vocês devem ter visto, fiz a resenha sobre o CD The PinkPrint da Nicki Minaj recentemente, e vocês podem vê-la clicando aqui.




Vamos dar início sobre minha resenha sobre o livro Insurgente! 


A Saga Divergente está fazendo muito sucesso recentemente por ser outra saga distópica, especificamente voltada para o público jovem. Com as franquias cinematográficas se expandido todos os anos, é de costume que cada ano tenha uma nova saga literária, portanto em 2014 tivemos Divergente e Maze Runner, as duas já com suas continuações confirmadas. E claro ,esses filmes ajudam na divulgação do livro.

A saga de Veronica Roth fala sobre uma Chicago futurística, onde a cidade foi divida em cinco facções. Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição e Franqueza. Cada facção temos uma especialidade única e regras a serem compridas. A personagem principal - e a melhor de TODOS os livros que já li na minha vida, na minha opinião - Beatrice Prior, ou melhor conhecida como Tris é uma menina da Abnegação que se transferiu para a Audácia.

Em Insurgente, começamos com Tris, Tobias e os outros fugindo da Erudição para a sede da Amizade, no mesmo ponto que terminou Divergente. 

Ao decorrer do livro vemos novos personagens como Johanna, a volta surpreendente da mãe de  Tobias, Evelyn, Hector, Fernando, tanto como mais aparições de personagens como Cara, Tori e Caleb.

No livro vemos uma Tris mais medrosa e que não consegue segurar uma arma, por causa - SPOILER - da morte de seus pais e de Will, mas não deixa de ser corajosa. Tris também está mais altruísta no livro.

Vemos também uma Jeanine mais objetiva e com mais determinação para conseguir o que quer, ou seja, criar uma simulação que controle os Divergentes. Percebemos também no livro a tensão no relacionamento de Tris e Tobias, por conta dos segredos que um vem escondendo ao outro. Claro, também está presente a capacidade fácil e sem coração de Roth em matar seus personagens. Não quero entrar muito em detalhes porque acabaria revelando spoilers, e não quero estragar a leitura de quem ainda não leu! 

O livro em si é muito bem construído e planejado, do início ao fim, não decepciona e no final - que final! - deixa aquele gostinho de quero mais. 

Nota do livro (de 1 até 5): 5

-GiDiLaurentis